Melhore o atendimento
O atendimento ao cliente se destaca como um ponto essencial em qualquer empresa, moldando a empresa internamente para satisfazer as necessidades dos clientes.
As empresas buscam eficiência no atendimento, o que é ótimo e mostra a dinâmica do mercado.
As pessoas se tornam mais conscientes de seus direitos e de sua importância para as empresas a cada dia, tornando a conversão e fidelização delas uma tarefa mais complexa, mas não impossível.
Os clientes procuram empresas que resolvam seus problemas com eficiência, que os valorizem e transmitam confiança, seja no serviço ou no produto.
Acredito que você já percebeu a necessidade de um atendimento eficiente e bem direcionado, o que é ótimo, mas é apenas a identificação do problema.
Para atender às necessidades do seu consumidor, você precisa de determinação, paciência, constância e gerência.
Essa mudança ocorrerá diariamente e não de uma hora para outra, não existe um tempo determinado para isso acontecer, cada empresa tem sua singularidade e seu processo.
Obviamente, você deve transmitir essa mudança para sua equipe, se necessário, todos os dias, para que eles se acostumem com a ideia, e você deve apresentá-la de uma maneira que eles entendam.
Mas não se assuste, pois pessoas acostumadas com uma cultura de atendimento mais bruta tendem a se incomodar com mudanças, e como um bom gestor, você deve lidar com essa situação de uma maneira benéfica para a empresa e para o colaborador.
A empresa deve ver o atendimento como uma oportunidade única de fidelizar ou conquistar o cliente.
Algumas empresas até usam o atendimento para vender um produto ou solução para o cliente.
Mas como você vai melhorar o seu atendimento? Vamos mostrar isso agora.
Dicas para melhorar seu atendimento
Reunimos algumas dicas para ajudar você com esse problema. Se aplicadas com eficiência, essas dicas trarão resultados. Vamos lá?
Atenda os problemas
Quando o cliente chegar, mostre toda a atenção e empenho para ajudá-lo com seu problema. Não importa se o problema é pequeno ou grande, dedique o mesmo esforço para que o cliente se sinta confortável.
Tente entender qual é o problema apresentado, fazendo perguntas relevantes. Tenha calma e paciência para ouvir a pessoa do outro lado. Depois de entender o caso, pense em uma alternativa.
Ofereça sugestões coerentes que possam ajudar o cliente. Instrua-o no caminho e assim você conquistará o cliente, demonstrando eficiência e empatia.
Nunca ofereça soluções que não pode cumprir, pois o cliente perderá a confiança em sua empresa.
Linguagem coerente
O cliente precisa ter a impressão de que as pessoas que o atendem têm autoridade para resolver problemas ou fornecer as informações desejadas.
Para que isso seja possível, sua equipe precisa falar com coerência, alinhada com a ideia e as propostas que a empresa oferece.
Suponha que você oferece planos de internet e o cliente liga para se informar. Se o funcionário 1 diz que o valor é 87 e o funcionário 2 diz que o valor é 77, isso pode causar um transtorno, deixando o cliente desconfortável e podendo até perder o cliente por falta de organização e comunicação.
Obviamente, seus funcionários não são robôs. Cada um deles tem sua identidade e isso é bom, pois traz diversidade, maneiras diferentes e inovadoras de atendimento e humanização para sua empresa.
Mas para que isso funcione corretamente, você precisa treinar seus funcionários, direcioná-los e gerenciá-los. Esse posicionamento mais organizado trará conforto para os clientes e mostrará que vocês são comprometidos e responsáveis.
Feedbacks
Procure receber feedbacks após os atendimentos, com perguntas que avaliem sua empresa e seu atendimento. Essa atitude trará alguns registros sobre como sua empresa é vista pelo cliente.
É extremamente importante para você entender onde acertou e onde errou. Você pode gerar dados como: perguntas frequentes, dores do cliente, soluções, etc.
Esses dados podem se transformar em estratégias/campanhas de marketing e impulsionar o atendimento, prevendo possíveis problemas e perguntas, simplificando assim o trabalho.
Relacionamento
Muitas vezes, os clientes querem se sentir em casa, buscam conforto. Se você demonstrar interesse apenas no dinheiro deles, vai deixá-los cada vez mais desconfortáveis.
Para evitar isso, preste atenção nas conversas, procure ajudá-los, desde o pré até o pós-venda, auxiliando-os e otimizando seu atendimento. A tendência é que a cada ligação o atendimento melhore e não piore.
Entendemos que existem clientes difíceis e, para aprender a lidar com eles, sugerimos que estude e treine seus funcionários com técnicas para esses momentos.
Esse relacionamento pode gerar a fidelização do cliente e possíveis novos negócios. E isso vem de uma “amizade empresarial” saudável entre as duas partes.
Fique atento ao mercado e suas mudanças para não perder a prioridade dos clientes por estar relaxado com seus métodos.
Gerencie reclamações
Não se assuste, toda empresa tem reclamações e à medida que seus clientes aumentam, as reclamações tendem a aumentar. Sempre haverá o desejo de mais, é um fato. Mas a intenção não é desanimar você, é fazer você entender que críticas são oportunidades de crescimento. Claro, quando são críticas controladas. Críticas massivas indicam falhas que incomodam seus clientes e são peças-chave para que eles procurem um concorrente.
Mas como críticas podem ser oportunidades? Se você identificar uma dificuldade do seu cliente em relação ao seu atendimento ou negócio, o próximo passo será buscar uma solução. Isso, pouco a pouco, tornará sua empresa completa e preparada para mais clientes.