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Não é novidade que sua marca precisa sempre estar aparente no mercado, caso ela não esteja não haverá clientes, nem renda para sua empresa, ou seja, é necessário estar no mercado. 

Como isso é feito? Muitos já podem pensar nas estratégias de marketing e publicidade e não estão errados, porém há uma maneira mais simples de estar em alta no mercado. 

De acordo com algumas pesquisas quase 95% dos compradores passam por avaliações de clientes antes de fazer uma compra. 

Isso só mostra o quanto é eficiente o marketing boca a boca. É por esse motivo que é interessante você reter seus clientes com estratégias internas de fidelização e relacionamento. 

Não é um bicho de sete cabeças, pode ficar tranquilo, vamos de mostrar cinco estratégias de como fidelizar e permitir que seu cliente faça o marketing boca a boca. 

.1 Atendimento ou suporte de alto nível

Conquistar e fidelizar um cliente que te indique não é simples, dar um atendimento razoável, todos dão, mas quando você se diferencia por qualidade, estratégia e eficiência o papo é outro. Primeiramente tenha uma telefonia de qualidade na empresa, como o VoIP que é uma telefonia em nuvem que presa por qualidade, segurança e economia. 

Alguns estudos mostram que se o cliente tiver 3 experiências ruins no atendimento ele tem uma grande probabilidade de trocar a empresa. 

Existem mais alguns pontos para seu atendimento ser de alto nível: 

  • Treine e atualize sua equipe de atendimento frequentemente. 
  • Seja franco com seus clientes, mostre a realidade. 
  • Tenha empatia com clientes. 
  • Solucione problemas rapidamente. 
  • Crie relacionamentos saudáveis com seus clientes. 

Esses pontos podem te ajudar a melhora seus níveis de atendimento, mas para te ajudar ainda mais, fizemos um artigo aqui no blog que fala apenas sobre isso, clique para ler. 

.2 Diversidade de canais de atendimento

Pessoas prezam por conforto, eficácia e atenção, para trazer tudo isso para seus clientes, você precisa estar onde eles estão, quando eles estão e preparados para atendê-los. 

Nesse caso ofereça canais de comunicação variados para seus clientes, isso passa uma atenção da marca com o público, você pode estar em: e-mails, chatbots, videochamadas, redes sociais e nas ligações. De todos estes a ligação é o meio mais eficaz por sua praticidade e popularidade. 

Com a ligação por telefone seu cliente pode estar constantemente ligado à sua empresa, ele pode tirar dúvidas na pré venda, no meio da venda e no pós venda, também pode consultar para tirar dúvidas e resolver inúmeros problemas de forma rápida. 

É uma ferramenta que pode ser bem explorada por sua empresa, confira esses artigos para entender melhor por que usar a ligação como meio de comunicação: O que é telemarketing? Telefone para microempreendedor. 

.3 Crie formas de fidelizar

Você já foi há algum lanche de rua ou food truck? Provavelmente já, digamos que você vá a dois food trucks e os dois oferecem um ótimo lanche, porém um deles oferece um cartão fidelidade que após 5 compras você ganha um cachorro quente de graça, qual desses dois food trucks você irá da próxima vez. 

Não é novidade que programas de fidelidade são práticos e econômicos, não é preciso uma agência de marketing pra te ajudar nisso, te dando a possibilidade de criar e engajar gratuitamente. 

Marcas com clientes mais fiéis são as mais bem-sucedidas e até estudos comprovam isso. De acordo com um relatório,  73% dos clientes  que possuem cartões de fidelidade recomendariam a marca. 

.4 Coloque a felicidade do cliente como estratégia de negócio

Quando você coloca seu cliente como prioridade da sua marca você consequentemente coloca sua empresa como prioridade, por que? O seu cliente é responsável por criar a sua imagem para o público e fazer o marketing boca a boca, se você deixar seu cliente feliz, a sua marca vai deixar a impressão de ser atenciosa. 

Para fazer isso, você precisa se dedicar para entender quais pontos melhorar no atendimento, começando pela aquisição do seu produto/serviço, busque entender onde estão as dificuldades nesse processo, se há algo que faz demorar mais do que deveria e outros aspectos importantes para o dia a dia dos seus entrantes. 

.5 Busque os feedbacks

A maneira mais simples de oferecer um atendimento melhor é buscando a opinião do público que você já possui, busque os feedbacks e não apenas os bons, os ruins também eles são os que tem maior relevância para seu negócio. 

Exponha os bons feedbacks, isso causa a sensação de prova real, seus leads vão poder observar que sua empresa tem clientes satisfeitos e vão procurar seus serviços. 

Conclusão

Não é preciso uma grande agência para dar os primeiros passos em direção ao marketing, basta você usar essas dicas pra te ajudar no processo de fidelização de clientes, com certeza as suas vendas e marketing boca a boca vão aumentar. 

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