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Glossário Voip

Primeiramente o mundo VoIP é amplo e diversificado, e nesse mundo existem várias linguagens que facilitam o nosso dia a dia corporativo e pra isso existe um glossário do mundo voip!

Então hoje vamos falar das siglas e expressões mais comuns no meio VoIP: 

Agendamentos personalizados 

O agendamento personalizado acontece quando um software permite que você crie planos para rotear as chamadas de acordo com o tempo que assim preferir. 

Análise de chamada 

A análise de chamada é um recurso utilizado para o gerenciamento das ligações. 

São basicamente dados que são disponibilizados por um sistema, com o intuito de você poder mensurar quantidade de tráfego e construir estratégias fundamentadas e direcionadas. 

API 

API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) é uma junção de ferramentas e rotinas usadas para criar um software que une dois sistemas integralmente. 

Ou seja, através de um protocolo é possível unir dois sistemas diferentes em uma única plataforma assim facilitando a visualização das operações em um ambiente organizacional e unificando sua base de dados. 

ATA SIP 

ATA é a sigla de Adaptador para Telefone Analógico portanto essa tecnologia faz a ligação entre dois tipos de interface, a analógica e digital. 

Assim, proporciona que telefones fixos “convencionais” possam se conectar a uma rede IP e usufruir de uma telefonia VoIP. 

Atendente virtual 

Um atendente virtual é um sistema baseado em programação que funciona como uma recepcionista digital mas sem interferência humana. 

É uma tecnologia comum em chatbots e call centers assim também conhecida como URA. 

Seu objetivo é facilitar a vida do contact center assim também permitindo uma comunicação assertiva e facilitada. 

Autoatendimento 

Autoatendimento é quando o cliente pode solucionar suas demandas com a empresa, por conta própria, ao proposito de dar mais autonomia e velocidade ao atendimento. 

Call center 

Call center como também chamada de Central de Atendimento a fim de ser uma área dentro de uma empresa voltada exclusivamente para fazer o atendimento telefônico dos consumidores.  

A fim de melhorar o relacionamento com os clientes e prestar um atendimento de qualidade. 

CRM 

CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. 

Chamada Internacional 

Chamada feita entre dois países diferentes. As taxas de chamadas internacionais eram muito altas, mas elas foram reduzidas devido aos avanços tecnológicos das telefonias, exemplo: VoIP e PABX. 

Comunicação em nuvem 

É a possibilidade de usar recursos virtuais para se comunicar, ao invés de usar linhas físicas como na telefonia analógico, contudo, comunicação em nuvem é mais barata, rápida e de qualidade. 

Contact center 

Contact center é a evolução do call center, ao invés de lidar apenas com ligações de clientes, o contact center lida com mensagens e diversas plataformas como: redes sociais, SMS, chats e outros. 

Data center 

Um data center é uma instalação física centralizada onde se encontram computadores corporativos, rede, armazenamento e outros equipamentos que dão suporte às operações de negócios. 

DID 

O DID nada mais é do que um número exclusivo da sua empresa, que permite ter vários ramais interligados para qualquer área da empresa, pode ser suporte, vendas, marketing, jurídico e outros.  

Quando houver uma ligação para seu número a princípio essa ligação pode ser direcionada exatamente para o ramal desejado, e tudo isso de forma bem simples. 

Endereço IP 

Endereço IP é um endereço exclusivo que identifica um aparelho na Internet ou em uma rede local. IP vem do inglês “Internet Protocol” (protocolo de rede) que consiste em um conjunto de normas que regem o formato de dados enviados pela Internet. 

Entroncamento SIP 

O entroncamento por Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) é o método digital de realizar e receber chamadas e outras comunicações virtuais por meio de uma conexão com a Internet. 

Fila de atendimento 

Um recurso que usa um distribuidor automático de chamadas, para organizar as chamadas recebidas por ordem de priorização, ou em filas, e atribuir essa ordem a uma linha telefônica específica. 

Gravação de chamadas 

A gravação de chamadas é bem simples é o ato de você gravar e armazenar o áudio de uma ligação assim sendo o material fica registrado em uma plataforma para uso de sua empresa. 

Hospedagem híbrida 

A hospedagem híbrida é um sistema de telefone que combina seu equipamento de troca de ramais privados (PABX) local com um serviço baseado em nuvem. 

Largura de banda 

Refere-se à quantidade de dados que podem ser transmitidos em um período de tempo fixo todavia Isto não é o mesmo que a velocidade da banda. 

Monitoramento de chamadas 

É a possibilidade de acompanhar seus operadores em uma chamada, assim compreendendo o como funciona a sua comunicação. 

Essa métrica é importante para tomadas de decisões. 

Nuvem 

Ambiente virtual onde sua telefonia fica armazenada assim como dados também ficam armazenados na nuvem. 

Número virtual 

A empresa escolhe qual é o melhor telefone para transferir as chamadas recebidas nele. Ou, ainda, pode simplesmente receber as ligações através de um aplicativo instalado no computador ou celular (mas nesse caso, depende da internet para funcionar). 

Sendo um número independente de localização geográfica. 

PABX na nuvem 

Diferente do PABX antigo que tinha de ser alocado em um local da sua empresa, gerando custos em espaços e manutenções, o PABX em nuvem é uma centra que fica armazenada na nuvem via internet. 

Portabilidade 

Basicamente você tira o seu número de uma operadora e transfere para outra, isso evita perda de contatos e garante uma transição de número simples. 

Ramal 

Ele permite realizar e atender chamadas de uma única linha telefônica em aparelhos distintos, localizados em ambientes separados, e transferir a ligação de um para o outro. 

Relatório de chamada 

Os Relatórios de chamadas permitem acompanhar a performance dos recursos de ligação, de local e anúncios só para chamadas. É possível ver detalhes gerais da ligação, como o número de impressões que seu anúncio gerou, o número de chamadas recebidas e a taxa de chamadas. 

Siga-me 

O Siga-me permite que o usuário programe a transferência de chamadas de um telefone para qualquer outro número, seja ele fixo, celular ou interurbano. 

SIP 

O Session Initiation Protocol (SIP) — em português, Protocolo de Iniciação de Sessão — é um código aberto, livre para ser utilizado por qualquer pessoa a fim de que pode se comunicar com demais usuários por meio de uma rede de conexão de voz pela internet, o Voice over IP (VoIP). 

Softphone 

É um software que permite a fazer chamadas de um dispositivo que não seja um telefone. 

Telefone analógico 

Um telefone típico que transmite dados de voz ao convertê-los em pulsos eletrônicos afinal a tecnologia analógica já existe há décadas e conta somente com linhas de telefone de fio de cobre e conexões. 

Tronco SIP 

Funciona como uma ferramenta de comunicação com o cliente, que cria um computador pessoal para se tornar um PABX eletrônico, e dessa forma receber chamadas locais ou nacionais e convertê-las em dados para viajar via internet até seu destino. 

VPN 

Quando você se conecta a um serviço de rede privada virtual, ele verifica o seu cliente com um servidor de VPN então o servidor aplica um protocolo de criptografia a todos os dados que você envia e recebe. O serviço de VPN cria um “túnel” criptografado pela Internet com fim de proteger os dados que viajam entre você e seu destino. 

Conclusão 

Essas siglas e expressões são as mais conhecidas e usadas no meio VoIP hoje, além disso, quer conhecer mais sobre VoIP? Fique à vontade para entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas. 

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