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Omnichannel é a técnica de usar ao mesmo tempo inúmeros canais de comunicação diferentes, com o foco em alcançar clientes e criar relacionamento através desses canais, estabelecendo uma comunicação cooperativa entre online e offline. 

Como o Omnichannel tem ganhado tanta relevância, qual sua função e missão? Vamos explicar tudo isso neste artigo, continue lendo para entender. 

O que é Omnichannel?

A estratégia do Omnichannel é bem prática, alcançar o cliente através de diferentes canais de comunicação ao mesmo tempo, dessa forma simulando uma onipresença em todos os canais possíveis. 

Esses canais de comunicação podem ser online ou offline, no exemplo online temos: lojas virtuais, sites, blogs, redes sociais e apps. Já conseguimos entender como esse método vem crescendo tanto, todos esses meios citados acima estão cada vez mais em alta, se tornando um ótimo canal de comunicação para qualquer empresa. 

No offline temos os canais de comunicação mais comuns: lojas físicas, outdoors e eventos. 

E o objetivo do Omnichannel é unir os dois modos de comunicação, offline e online, em algo único, deixando sua marca com uma consolidada. 

Mas devemos tomar alguns cuidados para não confundir os termos. 

Para evitar confundir, segue uma explicação resumida de três estratégias parecidas, mas não iguais. 

Multichannel

No Multichannel temos a palavra “Multi” que tem ligação com muitos, isso nos dá ideia de que a estratégia se trata de ter muitos canais. 

Se uma empresa oferece muitos canais de comunicação para o cliente como, loja física e virtual, além de outras. 

Porém, eles não possuem conexões entre si, exemplo, um funcionário não sabe o que a outra loja vende ou como está sendo as vendas em determinado período, isso se trata de um método de Multichannel, onde por mais que sejam canais de uma só marca, não possuem conexões. 

Crosschannel

Cross significa “Cruzar”, seguindo a mesma linha do Multichannel dá pra ter uma ideia do que é. 

Se trata de uma técnica onde canais de comunicação se cruzam para chegar a um resultado final: Alguém pode ir até a loja e pedir um produto, mas o produto não está em estoque na loja, então o pedido é feito na loja, porém a entrega pode ser feita pela loja virtual que possui o produto em estoque, assim se ajudando e cruzando os serviços. 

Dessa forma, não há uma competição entre canais, mas uma ajuda simultânea. 

Omnichannel

A palavra “Omni” em latim significa todos, e uma boa tradução seria Todos os canais. 

Nessa técnica a empresa oferece diferentes canais para o cliente, deixando-o confortável para escolher qual a melhor maneira de ser atendido, online ou offline, ele terá as opções mais diversas para ser atendido. 

Com essa técnica o cliente tem muito mais conforto e atenção para sua experiência de compra. 

Omnichannel está em alta?

A muito tempo tem se falado sobre um aspecto que desencadeou o Omnichannel, clientes mais críticos, com os anos os clientes estão mais voltados aos seus direitos e por isso vem descobrindo seu valor, ou seja, eles estão mais difíceis. 

Com isso o mercado tem se moldado para atrair esses clientes de outras formas, além de uma simples promoção ou evento, por isso desenvolveram gatilhos mentais, estratégias e outros. 

Mas o Omnichannel ganha destaque por sua capacidade de deixar o cliente confortável para fazer uma aquisição, pois na hora de comprar a empresa deve gerar uma experiencia para o cliente e quanto mais confortável ela for melhor é. 

Omnichannel é a técnica perfeita para os dias atuais e modernos, sendo a resposta para a necessidade do cliente e da empresa. 

Benefícios da técnica

Como o foco de hoje, não é apenas vender para o cliente, mas satisfaze-lo em toda a experiência com sua empresa, vamos mostrar o por que o Omnichannel é a melhor técnica: 

  • Melhora de serviços oferecidos 
  • Alavanca suas vendas 
  • Melhora o processo de fidelização 
  • Imagem da marca 
  • Melhora o relacionamento no mercado 
  • E ajuda na arrecadação de informações 

Omnichannel na prática

Cada vez mais empresas buscam ter uma técnica Omnichannel, mas a verdade é que não é tão simples ou é, dependendo do seu negócio. 

Para ter o Omnichannel, vale você deve avaliar se é funcional para sua empresa e nicho. 

Não vale a pena possuir um canal de comunicação virtual se a sua clientela não possui internet para entrar em contato. 

Avalie o seu tipo de cliente, faça uma persona, que nada mais é do que criar uma identidade do cliente comum dos seus produtos. 

Após isso, você pode começar implantar o Omnichannel, quanto mais organizado melhor, não esqueça que eles estão interligados. 

Sempre tente preencher os canais de comunicação como redes sociais e sites com as informações que o seu cliente comum mais procura. 

Invista em um funcionário capacitado pra área dependendo da demanda, esse funcionário pode ser o contact center. 

Conclusão

Ominichannel é uma das palavras mais citadas no meio empresarial, e hoje o nosso intuito foi tirar essa dúvida, a Avoip tem compromisso com seu cliente e deseja que todos tenham um pleno entendimento sobre telefonia e como usa-la da melhor maneira. 

Conheça mais sobre dicas e produtos que podem mudar sua comunicação e relacionamento com seu cliente em nosso blog. 

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